Probabilidade de ganhar o Totoloto

Muito provavelmente, já pensou qual será a probabilidade de ganhar o Totoloto, certo? A pensar nisso, decidimos criar um pequeno artigo no qual poderá ficar a saber a real probabilidade de ser o grande vencedor do sorteio do Totoloto. O Totoloto, um dos jogos de sorte e azar do tipo lotaria mais jogados em Portugal, oferece seis (6) níveis de prémios diferentes, e o jackpot estimado é publicado sempre antes de cada sorteio.

Probabilidade de ganhar o Totoloto:

Em Março de 2011, as regras do Totoloto foram alteradas e passou a ser necessário acertar em 5 números (num universo de 49) e num “Número da Sorte” (em 13 hipóteses distintas) para arrecadar o primeiro prémio. Estas alterações acabaram por reduzir a probabilidade de vencer o sorteio do Totoloto.

Contudo, a probabilidade de levar para casa o primeiro prémio do Totoloto é de 1 em 24.789.492, o que significa que é bastante mais provável ganhar o Totoloto do que o Euromilhões, por exemplo (se tiver interesse, leia o nosso artigo sobre as probabilidades de ganhar o Euromilhões). Por sua vez, a probabilidade de ganhar o segundo prémio é de 1 em 1.906.884, enquanto que o terceiro prémio apresenta uma probabilidade de 1 em 211.876.

Pode consultar, na seguinte tabla, a real probabilidade de ganhar o Totoloto.

Prémios Probabilidade
1 em 24.789.492
1 em 1.906.884
1 em 211.876
1 em 18.424
1 em 1.176
Número da sorte 1 em 13
Probabilidade de ganhar qualquer prémio é de, aproximadamente, 15%
Existindo dois sorteios semanais, estas novas probabilidades significam, também elas, que o valor do prémio máximo aumentou. Os dois sorteios do Totoloto, referidos anteriormente, são realizados todas as quartas e sábados, sendo a extração dos números realizada à noite.

Com as regras antigas, a probabilidade de ganhar o Totoloto era 1.8 vezes maior. A diminuição das probabilidades foi introduzida com o intuito de trazer mais e novos apostadores ao jogo e, acima de tudo, fosse mais simples ganhar um prémio (de qualquer valor) no jogo.

Probabilidade de ganhar um prémio (de qualquer valor) no Totoloto:

Como referimos, existem muitos níveis de prémios no sorteio do Totoloto, o que significa que a probabilidade de conseguir ganhar um prémio, ainda que o valor do mesmo seja “apenas” o seu dinheiro de volta, é bastante superior à probabilidade de ganhar o primeiro prémio (como é óbvio).

No sorteio do Totoloto, ao acertar apenas no número da sorte, ganha logo prémio. Neste caso, sabemos que existe 1 em 13 hipóteses de conseguir o prémio, visto termos de escolher 1 número de um universo de 13 em cada jogo.

Tendo em conta que apenas com dois números também já ganha prémio, isto significa que a probabilidade de ganhar qualquer prémio é de, aproximadamente, 15%.

Reply