Qual é a probabilidade de ganhar o Euromilhões? Esta é a pergunta que vale milhões! Depois de, há bem pouco tempo, termos falado sobre o apostador francês que diz ter ganho o primeiro prémio do sorteio Euromilhões usando métodos matemáticas, decidimos criar um pequeno artigo onde damos a conhecer alguns métodos para aumentar as probabilidades de ganhar o Euromilhões, segundos os especialistas matemáticos.
O matemático Edvind Hiltner, que detalha no seu website Lottery Codex como é possível fazê-lo, é um dos matemáticos que defende o uso de certos métodos para aumentar as probabilidades de ser o grande vencedor do sorteio do Euromilhões. A sua estratégia consiste, muito resumidamente, em preencher um bilhete cuja combinação contenha números ímpares e pares na mesma proporção, ou seja, por exemplo, três ímpares e dois pares ou três pares e dois ímpares. Desta forma, passamos de ter 0,025 probabilidades, por jogar tudo par ou ímpar, para 0,235 probabilidades.
O matemático também mostra quais os números que mais se repetem. A aposta é composta por cinco números e os números que mais saem, segundo as estatísticas, são o 5 ou o 15, o 23, o 37, o 44 e o 50 (todos já saíram mais de 150 vezes). Quanto às duas estrelas que devem ser escolhidas, as estrelas que mais se repetem são o 3 e o 9, que já saíram 41 vezes.
Outra das estratégias recomendadas pelos especialistas é jogar em sociedade. Por exemplo, se o grupo for composto por dez pessoas, a probabilidade passa a ser uma em 13.983.816. O valor do prémio seria muito inferior, porque teria de ser dividido por todos os elementos da sociedade, mas provavelmente continuaria a ser muito apelativo.